Cepea estima uma nova queda em janeiro, após duas desvalorizações em novembro e dezembro
Após registrar queda de 2,6% em novembro, o preço médio pago ao produtor de leite brasileiro deve cair cerca de 5% em dezembro com nova desvalorização entre 4% e 5% em janeiro, segundo projeção divulgada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP.
“Com a progressão da safra e com o consequente aumento sazonal da oferta no campo, a perspectiva é de que o ano se encerre com o movimento de desvalorização ganhando força”, explica o Cepea em boletim divulgado na última quarta-feira (18/12).
Com isso, a previsão é de que a média de preços de 2024 fique próxima do patamar de R$ 2,60 o litro, o que representa uma alta de 1% a 1,5% em relação ao registrado no ano passado.
Em alta desde início do ano, o preço do leite pago ao produtor passou a apresentar queda a partir de outubro, quando o retorno das chuvas contribuiu para a melhora das condições das pastagens no país.
“Com o aumento da produção no campo, os estoques de lácteos também se recuperaram, reforçando a pressão sobre as cotações”, observa o Cepea.
Fonte: Globo Rural