Evento discutiu desafios da produção de lácteos e teve queijos premiados durante a Expointer
Um queijo artesanal em maturação há oito meses foi cortado e servido para degustação, no feriado de 7 de setembro, no Centro Histórico de Porto Alegre. A iguaria é produzida pela Canto Queijaria e Chácara dos Padres, de Bom Jesus, e fez parte da Feira das Queijarias Gaúchas, na última semana, com organização da Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios (AGL) e apoio do Sebrae-RS e da Emater/RS-Ascar.
O evento teve ainda o Seminário das Queijarias Gaúchas. O tema dessa edição foi “Superando desafios e revitalizando a produção de lácteos no RS pós-enchentes”, com palestras e debates. “A feira é muito importante, pois os produtores ainda estão no processo de recuperação após os alagamentos de maio. O evento é a oportunidade perfeita para conectar o público com os produtos artesanais. Há muitas atrações e degustações que podem ser feitas pelo visitante”, destaca Claiton Velho, analista de articulação de projetos do SEBRAE-RS.
A feira reuniu produtores locais com variedade de queijos artesanais e produtos lácteos. Também foram apresentados produtos premiados e que se destacaram na Expointer.
Fonte: Correio do Povo (adaptado)