Embora com menos gordura, o leite desnatado mantém a maioria dos nutrientes encontrados no leite integral
O leite desnatado é o leite que passa por um processo de remoção quase total da gordura. Enquanto o leite integral apresenta cerca de 3% de gordura, o leite desnatado possui menos de 0,5% deste nutriente, o que o torna uma boa opção para aqueles consumidores que desejam controlar a ingestão de gordura e calorias sem comprometer a ingestão de nutrientes essenciais.
Ele é particularmente indicado para pessoas com preocupações em relação ao colesterol, doenças cardíacas, ou para quem está em uma dieta de perda de peso. Além disso, é uma opção para atletas e pessoas que buscam manter uma alimentação balanceada.
Embora tenha menos gordura, o leite desnatado mantém a maioria dos nutrientes encontrados no leite integral. Ele é rico em proteínas de alta qualidade, cálcio e vitaminas. A principal diferença está na redução significativa das calorias e do teor de gordura.
A edição desse mês da newsletter do Observatório do Consumidor analisa os dados do Google Trends e do X (antigo Twitter) para entender como os consumidores brasileiros percebem o leite desnatado.
Evolução do interesse no tempo
Os dados do Google Trends mostram que o início do interesse pelo termo “leite desnatado” na web surgiu em 2006. Esse interesse é crescente desde o começo da série, se intensificando em dois momentos distintos: entre outubro de 2011 e agosto de 2015 e dezembro de 2019 até os dias atuais. Dentre os assuntos relacionados ao termo na internet, destacam-se o valor calórico do alimento, suas informações nutricionais e suas formas de apresentação, UHT ou em pó.

O MAPA ao lado apresenta o interesse da população dos estados pelo leite desnatado nos últimos 5 anos, de acordo com o Google Trends.
Seis estados da região Nordeste brasileira estão na lista dos dez que, proporcionalmente à sua população, mais buscam o termo “leite desnatado” na internet. Em ordem decrescente, os dez estados são: Ceará, Sergipe, Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco, Piauí, Alagoas, Acre, São Paulo e Amapá. Com exceção do Rio de Janeiro e de São Paulo, os demais estados estão entre os maiores consumidores de leite em pó do Brasil, segundo o IBGE
No sentido contrário, as populações dos estados das regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil são as que menos pesquisaram sobre esse item na internet, demonstrando menor interesse pelo produto.

Novas funcionalidades do OC
O OC conta com novas funcionalidades para analisar os dados do X, que permitem uma investigação mais acurada do consumo de leite e derivados. Entre essas funcionalidades está um filtro que permite distinguir o perfil dos usuários que apenas citam o produto analisado daqueles que, de fato, o consumem. Além disso, agora conta também com análises comportamentais que utilizam a teoria da “Medicina do Estilo de Vida”, e aprofundam a compreensão do perfil do consumidor de lácteos.
Sentimento sobre o leite desnatado
Considerando o total de postagens sobre o leite desnatado na rede social X, e, dentre essas, as postagens que sugeriram o consumo deste produto, o OC avaliou o sentimento por trás dessas publicações. Tanto as postagens de teor positivo quanto aquelas de teor negativo são maiores entre o grupo que consumiu o produto.
Estilo de Vida
Esta análise buscou compreender o contexto em que o produto “leite desnatado” foi abordado nas publicações do X (antigo Tweeter), para além do contexto de alimentação (consumo, preparo, receitas e etc), para compreender um pouco sobre o estilo de vida dos internautas interessados pelo produto.
Assim, isolando as publicações que remetiam somente à alimentação, verifica-se que os assuntos afeitos à Atividade Física e ao Controle de Tóxicos foram os mais abordados pelos internautas, seguidos por temas ligados à Qualidade do Sono e ao Controle de Estresse.

A nuvem de palavras destaca os principais termos que acompanharam a expressão “leite desnatado” nas publicações do X, sugerindo que estes itens também são os que o acompanham na mesa dos brasileiros. Os termos que mais se repetem nas postagens ganham maior proporção na imagem. Pode-se observar muitas palavras que remetem a saudabilidade, por exemplo: água, aveia, banana, vitamina, pão integral, morango, iogurte, etc. Mas como nem só de produtos saudáveis vive o homem, o açúcar e o leite condensado também estiveram presentes em número considerável de publicações.
Assim, as análises do OC permitem concluir que a demanda por leite desnatado está em crescimento, com consumidores bem informados que buscam um estilo de vida ativo e equilibrado. Essas pessoas geralmente praticam exercícios físicos regularmente, têm uma alimentação balanceada, e estão sempre em busca de novas maneiras de manter e melhorar sua saúde geral e diminuir os níveis de estresse. As empresas do setor lácteo têm a oportunidade de atender a uma demanda diversificada, oferecendo produtos que tanto auxiliam no tratamento e na prevenção de doenças, quanto fazem parte dos hábitos saudáveis dos consumidores com um estilo de vida fisicamente ativos.
Fonte: Embrapa/ Cileite