O leite, além de ser um alimento com muitos nutrientes, ainda tem papel emocional afetivo para o resto da vida das pessoas, atuando na prevenção de muitas doenças
Nunca se falou tanto em saudabilidade e, além da busca por academias para manter músculos, ossos e até a saúde mental, principalmente no cotidiano agitado nos centros urbanos, o alimento é outro protagonista na prevenção de doenças. Grande parte dos consumidores já procura informações sobre os alimentos que possam contribuir para prevenir várias doenças provenientes de erros da alimentação desequilibrada e pouco saudável.
Nesse cenário, o leite tem o papel de um verdadeiro super-herói, além de ser um alimento essencial para a saúde humana por incorporar muitos benefícios, entre eles, proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais, como o tão necessário cálcio, ele é um dos veículos mais capazes para agregar nutrientes que contribuem para a saúde de maneira rápida, fácil e acessível para todos os níveis econômicos da população. Por ser rico em triptofano, um aminoácido importante, contribui muito para um sono com melhor qualidade. O famoso copinho de leite morno antes de dormir em tempos de stress pode ser fundamental.
Andréa Esquivel, nutricionista e proprietária da Gastronomia Nutritiva, e responsável pela gastronomia dos atletas brasileiros nas Paralimpíadas 2024, acrescenta uma outra visão importante sobre o leite e ressalta: “é um alimento nutritivo e acessível, tem produção, preço e colocação em todo Brasil, um país de dimensões continentais, e está presente na mesa de todas as classes sociais”. A Associação Brasileira de Produtores de Leite (ABRALEITE) fez um trabalho muito bom, demonstrando que 97% das cidades brasileiras possui produtor de leite ou um produtor de derivado de leite.
Fonte: Revista Mais Leite / Erika Ventura