Região Nordeste obteve o maior crescimento percentual, de +10,7%, sendo a região destaque dos resultados
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na segunda quinzena de setembro, a Pesquisa Pecuária Municipal (PPM), trazendo dados da produção total brasileira no ano de 2023. Com uma produção total de 35,4 bilhões de litros de leite, no último ano a produção passou por um avanço de 2,4% em relação ao produzido no ano anterior, como mostra o gráfico a seguir.
Gráfico 1. Evolução da produção brasileira de leite.

Em relação aos resultados regionais, o Sul se manteve pelo terceiro ano consecutivo sendo a maior região produtora do Brasil, representando cerca de 33,6% de todo o leite produzido no país, porém, a diferença com a região Sudeste se manteve ainda pequena, com o Sudeste representando aproximadamente 33,0% da produção nacional de leite. Ambas as regiões apresentaram crescimentos anuais em suas produções, com o Sul avançando 1,8% e o Sudeste, 0,6%.
A região Nordeste obteve o maior crescimento percentual, de +10,7%, sendo a região destaque dos resultados, atingindo a sua maior produção anual em 2023, com mais de 6,2 bilhões de litros de leite produzidos, se mantendo como a terceira colocada entre as regiões brasileiras. Já o Centro-Oeste e Norte apresentaram sutis recuos em suas produções, de -0,9% e -0,7%, respectivamente, diminuindo suas participações dentro da produção brasileira total, como mostra o gráfico 2.
Gráfico 2. Participação na produção total nacional em 2023 – por região.

Sobre as produções estaduais, Minas Gerais seguiu sendo o maior estado produtor de leite, com uma produção em torno de 9,42 bilhões de litros no último ano, representando cerca de 26,6% da produção brasileira, como pode ser observado no gráfico a seguir. No segundo lugar, se manteve o estado do Paraná, que passou por um crescimento em sua produção de 2,2%, com 4,56 bilhões de litros produzidos em 2023. O Rio Grande do Sul se manteve na terceira posição entre os maiores estados produtores de leite, com uma produção de 4,11 bilhões de litros, 1,0% acima da produção do ano anterior.
Gráfico 3. Participação na produção total nacional em 2023 – por estado.

Dentre os municípios brasileiros, Castro/PR seguiu sendo a maior cidade produtora de leite do país, com 454 milhões de litros produzidos em 2023, um aumento de 6% em relação ao ano anterior. O segundo e terceiro colocados entre os municípios também mantiveram suas posições em relação ao ano anterior, sendo Carambeí/PR o segundo maior município produtor de leite e Patos de Minas/MG o terceiro maior, com produções de 269 (+6%) e 211 (+6%) milhões de litros de leite, respectivamente.
O número de vacas ordenhadas seguiu enfrentando recuo no último ano. Com um total de aproximadamente 15,7 milhões de vacas ordenhadas, o ano de 2023 encerrou com uma sutil queda de 0,1% no total de animais produtores, um recuo menos intenso quando comprado ao do ano anterior, quando houve um reflexo das maiores dificuldades encontradas pelo produtor de leite em 2022.
Mato Grosso seguiu sendo o estado que enfrentou a maior saída percentual de animais na atividade, com um total de 275 mil de vacas ordenhadas em 2023, uma queda de 18,8% em relação ao ano anterior. E, assim como em 2022, o estado que apresentou maior crescimento percentual foi Sergipe, com um aumento anual de 31,2% no total de vacas ordenhadas, com cerca de 205 mil animais.
Já em relação a produtividade média brasileira das vacas, após o ano de 2022 ter encerrado com um sutil recuo, 2023 finalizou apresentando um importante avanço neste quesito. Com uma alta de aproximadamente 55 litros/vaca/ano, a produtividade média de 2023 foi de 2.259 litros/vaca/ano, o maior valor observado na série histórica, desde 1900 – apesar de ainda ser um volume anual aquém do esperado, sendo considerado baixo se comparado aos principais países produtores de leite do mundo.
A pesquisa também evidenciou que a quantidade de leite adquirido pelos laticínios sob inspeção sanitária (24,60 bilhões de litros), a captação formal, correspondeu a cerca de 70% do total produzido no Brasil em 2023.
E sobre o valor da produção de leite, o último ano encerrou com um crescimento de 0,4%, após um importante avanço obtido em 2022, que chegou a +17,7%, com o valor da produção de leite brasileira ficando em cerca de 80,3 bilhões de reais em 2023.
Fonte: Heloisa Vasconcelos / MilkPoint