No campus Nuestra Señora del Pilar da Universidade Del Salvador (USAL) foi inaugurada a Unidade Tecnológica de Saúde, Produção e Controle de Qualidade Animal da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias
Muitos se debate sobre a qualidade do leite cru, sua análise e seu valor, mas é evidente que há muito a continuar a fazer neste sentido, não apenas nas explorações leiteiras.
Participando desta novidade que tem o valor agregado de funcionar dentro de uma instituição de estudos avançados, [o site] Bichos de Campo falou com José Amalfi, veterinário com pós graduação em produção e qualidade agroalimentar, e Diretor do Centro Tecnológico e Produtivo da USAL. “Este é um esforço acadêmico e econômico”, começou dizendo sobre o projeto integral que coloca em funcionamento a tecnologia mais avançado do país.
“Com apoio da Universidade, hoje tornamos realidade um espaço de pesquisa, inovação e resposta ao setor produtivo, para as indústrias, mas também para os consumidores que querem saber cada vez mais, com um olhar de 360º em toda a cadeia produtiva”, acrescentou. Soma-se a isso a possibilidade de formar os futuros profissionais, oferecendo uma possibilidade de pratica diferenciada, com um componente comercial que é necessário para a cidade e a província de Buenos Aires.
Este será o terceiro laboratório da categoria em uma ampla região com eixo na Capital Federal, mas que conta com tecnologia de ponto, sendo a mais recente desenvolvida para o setor.
O projeto começou em 2018, quando foi feita a diagramação para ser apresentada ao então Ministério da Ciência e Tecnologia da Nação, para poder ter acesso ao Fundo Tecnológico Argentino (Fontar), em apoio a projetos e atividades que aumentem a produtividade do setor privado a partir da inovação tecnológica. A partir daí foi iniciada a construção dos espaços físicos no campus da USAL, a compra dos equipamentos, e mais de um ano para a calibração dos mesmos, em um trabalho conjunto com o Instituto Nacional de Tecnologia Industrial (INTI), para chegar finalmente a este momento de início das atividades formais.
Cabe ressaltar que já foi iniciado o processo de homologação da Norma ISSO 17.025, que é a chave para credenciar como um laboratório de referência em termos de contraste de qualidade de amostras de leite cru, exigido na Resolução 229/16 para a elucidação de controvérsias no que diz respeito ao pagamento pela qualidade, mas sobretudo, ter padronização na análise.
A USAL conseguiu um empréstimo com taxas subsidiadas que cobriu 80% dos custos totais dos equipamentos, e o restante foi coberto com fundos próprios da instituição.
Fonte: site Bichos de Campo (traduzido)