Embarques, que têm um volume planejado de 100 toneladas mensais, devem começar em 60 dias
A Lactalis, maior empresa de lácteos do mundo, informou, no último dia 6, que vai começar a exportar manteiga da marca Président fabricada no Brasil para os Estados Unidos. Os embarques, que têm um volume planejado de 100 toneladas mensais, devem começar em 60 dias. A produção exportada será fabricada na planta da companhia em Teutônia (RS).
O anúncio foi feito em Porto Alegre, no último dia 6. Segundo o diretor de Comunicação Externa, Assuntos Regulatórios e Corporativos na Lactalis, Guilherme Portella, essa é a primeira vez que o ramo brasileiro da multinacional está exportando manteiga acabada para o mercado norte-americano. “Graças a um processo de seleção de matéria-prima de alta qualidade no Rio Grande do Sul, conseguimos produzir manteiga no mesmo padrão da francesa. Isso possibilitou a exportação com a marca Président para o mercado americano”, afirmou.
A unidade em Teutônia capta 800 mil litros de leite por dia, e é responsável por cerca de 30% da produção da Lactalis no Rio Grande do Sul, onde a empresa conta ainda com plantas em Tapera, Três de Maio, Santa Rosa e Ijuí. Na planta de Teutônia, são fabricados manteiga, produtos da linha whey e leite UHT. Para produção de 100 toneladas mensais de manteiga, a Lactalis demandaria a captação de 4 milhões de litros de leite por mês, informa José Pollastri, gerente de captação de leite da Lactalis na região Sul.
A fim de atender a nova linha de exportação para os Estados Unidos, a planta de Teutônia terá que receber mais 100 mil litros diários de leite. Em busca desse volume, a empresa está incentivando o aumento de produção de seus fornecedores, especialmente através do programa Lactaleite, que dá assistência técnica aos pecuaristas, visando melhoria de produtividade e qualidade e redução de custos.
Dos 1 mil criadores de gado leiteiro que integram o Lactaleite no Brasil, 600 estão localizados no Rio Grande do Sul. “Os produtores, com a assistência técnica fornecida, têm aumentado a sua produção em torno de 15%”, informa Pollastri.
Desde o ano passado, a Lactalis já investiu R$ 100 milhões em suas cinco unidades no Rio Grande do Sul. “Esss recursos aumentaram linhas de produção de queijo, whey e creme de queijo, aumentando o faturamento da empresa”, destacou Portella. De acordo com o executivo, novos investimentos deverão ser anunciados durante a feira Expointer, no início de setembro.
Fonte: Globo Rural / Foto: Naty Porto/Divulgação (site Globo Rural)