Iguaria preparada com 28 mil litros de leite de vaca foi dividida em sete mil pedaços
Com textura suave e sabor macio, o queijo frescal encanta o paladar dos apaixonados pela iguaria e pode ser encontrado na mesa de brasileiros de qualquer uma das cinco regiões. No Centro-Oeste, por exemplo, a cidade de Curvelândia (MT) levou a paixão pelo alimento a sério e produziu o maior queijo do país.
O produto foi fabricado nas instalações do Laticínios Rovigo com 28 mil litros de leite coletados de vacas de 11 municípios e pesou 3.005 quilos. Após a apresentação na 15ª edição da Festa do Queijo, o “Queijão”, como foi apelidado, acabou dividido em sete mil pedaços e distribuído ao público.
O RankBrasil acompanhou o processo de produção do início ao fim e homologou o queijo como o maior frescal do Brasil durante o evento municipal.
“Estou muito orgulhoso de ter conseguido. Mas ele não é só do meu laticínio, é de Curvelândia. Começamos com um queijo de 90 quilos e fomos aumentando. Desenvolvemos equipamentos próprios e nos mobilizamos para esse desafio”, destaca Antonio Bornelli, mestre queijeiro e diretor da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt).
Veja outras curiosidades:
- Além do leite, profissionais envolvidos utilizaram 385 litros de fermento mesófilo, 25 litros de termófilo, 320 quilos de sal refinado e 3,5 litros de coagulante;
- Molde para a montagem do queijo foi personalizado;
- Transporte até a festa contou com estrutura refrigerada;
- Peça de queijo tinha 77 centímetros de altura e 2,2 metros de comprimento;
- Durante o processo de fabricação, 180 litros de gordura foram retirados do leite;
- Cerca de 70 quilos de manteiga pura foram produzidos com a gordura.
Fonte: Globo Rural / Foto: Divulgação/Prefeitura de Curvelândia