De tão amado nos quatro cantos do mundo, o queijo ganhou uma data só dele, comemorada todo dia 20 de janeiro
Motivos para comemorar o Dia Mundial do Queijo não faltam: em meio a aproximadamente 2000 variedades de queijo, no mundo todo, a iguaria é apreciada em todos os cantos do planeta.
Essa paixão pelo queijo deve-se, entre outros fatores, a seu sabor característico, sua grande versatilidade culinária e seu valor nutricional.
E no mundo queijeiro, o Brasil tem ganhado cada vez mais destaque. No final de 2022, nosso país esteve presente no World Cheese Awards (uma das principais premiações mundiais de queijos), no País de Gales, com 15 queijos que conquistaram medalhas de bronze, prata, ouro e até super ouro.
Em outra competição, do site americano Taste Atlas, um queijo mineiro chamou a atenção de outros países mundo afora. O Queijo Canastra Artesanal foi eleito o melhor do mundo no ranking dos 50 melhores queijos mundiais. São muitas as competições e títulos conquistados.
De sabores, tipos, texturas e aromas particulares, o queijo é referência gastronômica e cultural em Minas Gerais. O estado, maior produtor e exportador do país, é conhecido internacionalmente como a capital do queijo, do leite e dos laticínios em geral. Tanto que o Queijo Minas Artesanal é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Não por acaso, o queijo brasileiro segue conquistando renome internacional, acumulando medalhas e reconhecimentos em campeonatos mundiais. Aqui no Brasil, o queijo está entre os derivados lácteos mais consumidos. Só perdem para o leite fluido. Segundo o IBGE, o brasileiro consome, em média, 2,2 quilogramas de queijo por ano.
Na distribuição nacional, a região Sudeste se destaca com o maior nível de consumo (2,8 kg/hab/ano), seguida pela região Sul (2,6 kg/hab/ano).
A origem do queijo remonta a cerca de 5 mil anos atrás, na Ásia Central e no Oriente Médio. A descoberta acidental da coagulação do leite levou à produção dos primeiros queijos. A produção em larga escala desenvolveu-se na região do Lago de Como, na Itália, por São Lúcio de Cavargna, considerado o patrono do queijo.
No Brasil, o queijo é produzido em todo o território nacional. Minas Gerais é o estado que mais produz queijo no país, responsável por cerca de 40% da produção nacional.








