Incertezas causadas pelos movimentos bélicos na Europa e no Oriente Médio afetam mercados e perspectivas globais de crescimento econômico
O ambiente político e econômico mundial permanece desafiador. As incertezas causadas pelos movimentos bélicos na Europa e no Oriente Médio afetam os mercados e as perspectivas globais de crescimento econômico. A sinalização de mudança de governo nos Estados Unidos gera novas expectativas na solução destes desafios, que ainda precisam ser confirmadas. As últimas projeções do FMI trazem um crescimento um pouco melhor para Europa e pior para Estados Unidos e China.
A China tem estimulado a produção doméstica de lácteos, visando maior autossuficiência em leite e derivados. Isto somado ao menor crescimento da economia do gigante da Ásia tem deprimido as importações deste país. Estimativas indicam que a importação de leite e derivados decrescerá de 24 milhões de litros equivalentes/ dia em 2023 para 20 milhões de litros equivalentes/ dia em 2024. A China é o maior importador de lácteos do mundo e isso seguirá impactando o mercado global de leite e derivados.
No âmbito doméstico os principais indicadores macroeconômicos brasileiros sinalizam para um crescimento da economia em 2024 próximo de 3,1%, segundo o Boletim Focus. Os indicadores de emprego e renda seguem em expansão garantindo a melhoria do poder de compra da população.
Fonte: CILeite