A região vai sediar uma indústria de laticínios com capacidade para processar até 300 mil litros de leite por dia
O Grupo Via Lat – Indústria de Laticínios vai viabilizar a instalação de uma indústria de laticínios em Cristino Castro (PI), com capacidade para processar até 300 mil litros de leite diariamente. O objetivo é dinamizar toda a bacia leiteira do Vale do Gurguéia, no sul do Piauí.
O Grupo tem promovido encontros estratégicos com pecuaristas, autoridades locais e representantes sindicais das cidades da região para discutir as necessidades dos pequenos produtores e os ajustes para o início das operações do laticínio. A expectativa é que o empreendimento não apenas fortaleça a economia local, mas também estimule o desenvolvimento sustentável da região.
A Via Lat está realizando um investimento inicial de R$ 500 milhões, sendo metade desse montante destinado a apoiar os pequenos produtores, permitindo que eles invistam em pastagem, infraestrutura e gado leiteiro, por meio de financiamento junto ao (BNB) Banco do Nordeste.
Na última sexta-feira (1º de dezembro), representantes sindicais das cidades da região reuniram-se com Nestor Elvas, prefeito de Bom Jesus, e Felipe Dias, prefeito de Cristino Castro, além de vereadores, diretores, sindicatos e produtores locais.
O momento também propiciou aos pequenos, médios e grandes criadores, esclarecimentos sobre os investimentos necessários para a produção de leite, a parceria com a indústria e a implementação do sistema desde a ordenha até o armazenamento correto do leite, além do transporte para o laticínio.
A planta da Via Lat – Indústria de Laticínios já é uma realidade para o grupo e para a região. O início da construção do laticínio está previsto para o primeiro semestre de 2024.
Fonte: Ponto X