Valores de referência na cadeia produtiva do leite mineiro
Em conformidade com as disposições delineadas no artigo 15 de seu Estatuto, a diretoria do Conseleite Minas Gerais, em reunião realizada em 26 de janeiro de 2024, e seguindo a metodologia estabelecida pelo próprio Conseleite Minas Gerais, a qual leva em consideração os preços médios e a composição de vendas dos produtos lácteos praticados pelas empresas participantes, aprovou e tornou público:
Os seguintes valores de referência serão considerados para o produto entregue em novembro/2023 e pago em dezembro/2023: o valor máximo de referência, o valor médio de referência, o valor base de referência e o valor mínimo de referência. Da mesma forma, para o produto entregue em dezembro/2023 e pago em janeiro/2024, serão considerados o valor máximo de referência, o valor médio de referência, o valor base de referência e o valor mínimo de referência. Além disso, há uma projeção dos valores de referência para o produto entregue em Janeiro/2024, a ser pago em Fevereiro/2024, incluindo o maior valor de referência, o valor médio de referência, o valor base de referência e o menor valor de referência.
Os valores de referência indicados nesta resolução para a matéria-prima leite denominada leite base se refere ao leite analisado que contém 3,30% de gordura, 3,10% de proteína, 400 mil células somáticas/ml, 100 mil ufc/ml de contagem bacteriana e produção individual diária de até 160 litros/dia. Os valores são posto propriedade incluindo 1,5% de Funrural.
O Conseleite Minas Gerais gera mais valores do que apenas o do leite base, maior, médio e menor valor de referência, a partir de uma escala de ágios e deságios por parâmetros de qualidade e ágio pelo volume de produção diário individual, apresentados na tabela.

Com o objetivo de respaldar políticas de remuneração da matéria-prima leite baseadas em sua qualidade e quantidade, o Conseleite Minas Gerais oferece um simulador para calcular os valores de referência do leite analisado, levando em consideração seus teores de gordura, proteína, contagem de células somáticas, contagem bacteriana e a produção individual diária.
Fonte: Conseleite-MG