A megafazenda com 100 mil vacas leiteiras produz 800 milhões de litros de leite por ano
A China é conhecida por investir em projetos grandiosos. Seja ciência, tecnologia, automóveis, telefones celulares, TVs e até laticínios, não há limites. O país voltou a estar no centro das atenções quando anunciou a criação da maior “fábrica de leite” do mundo.
A Mudanjiang City Mega Farm – com 22,5 milhões de acres, o equivalente a 10 milhões de hectares – está localizada em Heilongjiang, nordeste da China. Só para se ter uma ideia, corresponde ao tamanho de Portugal ou de duas Dinamarcas! A fazenda costuma ser citada como um exemplo extremo da industrialização da agricultura e da pecuária.
Produzindo 800 milhões de litros de leite por ano, a Mudanjiang City Mega Farm já tem o maior rebanho leiteiro do mundo. Segundo dados recentes (2022), a propriedade tem mais de 150 mil vacas em lactação – 50 vezes mais que a maior fazenda leiteira da Europa.
A qualidade dos laticínios produzidos nesta fazenda impressiona, pois especialistas e profissionais trabalham 24 horas por dia para cuidar das vacas e do processo de criação e alimentação.
A Mudanjiang emprega um grande número de trabalhadores, proporcionando oportunidades de emprego para as comunidades locais e contribuindo para a economia do país. Ganhou vários prêmios por sua contribuição à agricultura, inclusive sendo reconhecida como uma “Empresa Agrícola Nacional Líder” pelo governo chinês.
A segunda maior fazenda produtora de lácteos do mundo também fica na China: a Modern Dairy, localizada em Anhui, tem uma área de 11 milhões de acres (metade do tamanho da Mudanjiang City Mega Farm).
O tamanho de celeiro é estimado em torno de 4 hectares cada. Isso dá quase uma Bulgária, ou seja, é maior que o estado de Santa Catarina ou Pernambuco.
Embora fazendas como a Mudanjiang City Mega Farm representem um modelo de produção em grande escala que pode atender à crescente demanda por produtos lácteos, elas também levantam questões sobre sustentabilidade, bem-estar animal e impactos ambientais.
Fonte: Eco Snooki (YouTube)








