Cooperativa começou em Gujarat e se expandiu em todo o mundo, movimentando 10 milhões de litros de leite, a proporção mais alta do mundo
Em discurso na abertura da Cúpula Econômica Republic Business – Índia 2023, Jayen Mehta, Diretor Geral da Amul, revelou que a cooperativa tem planos de expandir suas operações globais e se transformar no “Laticínio do mundo”.
Com 70% da população vivendo em aldeias, o modelo cooperativo da Amul, com cerca de 3,6 milhões de agricultores associados, tornou-se uma referência em capacitação e inovação. A marca, que começou 77 anos atrás, ainda opera com uma mentalidade de startup, destacando o poder das cooperativas na transformação da Índia numa superpotência global.
“A Amul está presente em 18.565 vilarejos, com 98 fábricas na Índia. E não é somente o maior exportador de produtos lácteos da Índia, mas é também reconhecida como a segunda marca mundial de alimentos do mundo. Somente no último ano, as vendas da Amul dispararam para 72 bilhões de rúpias, e as sociedades cooperativas movimentaram 10 milhões de litros de leite, diariamente., totalizando 3 bilhões de litros no ano”, disse Mehta.
Sobre o empoderamento das mulheres, um valor estabelecido pela Amul, Mehta disse: “Estamos vivendo de acordo com este propósito – e este é o nosso dia a dia. O sucesso da Amul é construído sobre cinco pilares: empoderamento dos agricultores, produção, processo, tecnologia e empoderamento das mulheres. Notavelmente, 70% da renda volta para as mulheres das áreas rurais, fazendo com que o modelo conecte os consumidores diretamente com os produtores”.
A cooperativa que começou em Gujarat — segundo estado mais industrializado da Índia — e agora se expande para todo o mundo, movimenta 10 milhões de litros de leite, a maior proporção do globo. “O benefício dos agricultores está no coração de tudo o que vem sendo feito – nos tornamos um ícone do empoderamento das mulheres”, afirmou Mehta.
Fonte: Republic, via Terra Viva.