Pela primeira vez em três décadas nos EUA, mais de 1.300 participantes de mais de 50 países se reuniram para aprender mais sobre o que há de mais recente em tecnologia e inovação de lácteos no mundo
Be Dairy. Boundless Potential. Endless Possibilities [Seja lácteos. Potencial ilimitado. Infinitas possibilidades, em uma tradução livre]. Este foi o slogan da World Dairy Summit 2023 do International Dairy Forum (IDF) realizado em Chicago, Illinois.
O secretário de Agricultura, Tom Vilsack, disse que há quatro áreas que afetam os lácteos – e a agricultura em geral – que o mantêm acordado à noite.
- O impacto que o clima está tendo na capacidade dos produtores de produzir mais.
- A consolidação que está ocorrendo na agricultura americana.
- A concentração de renda que está ocorrendo dentro do setor rural.
- A crise internacional cria uma cadeia de suprimentos interrompida.
União colaborativa
“Acho que a agricultura inteligente para o clima cria uma enorme oportunidade”, disse Vilsack, compartilhando que os produtores dos EUA querem um sistema que seja voluntário e baseado em incentivos.
Vilsack destacou que todos na indústria de lácteos precisam trabalhar de forma colaborativa – desde os produtores, grupos ambientais e grupos conservacionistas, até grandes empresas de alimentos, varejistas e universidades. O esforço começa com um compromisso de US$ 3 bilhões do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), com financiamento estendido a 141 projetos, incluindo 18 projetos de laticínios.
Lácteos dos EUA
Os líderes globais discutiram como suas organizações estão empregando novas abordagens para enfrentar os desafios de hoje, ao mesmo tempo em que traçam um caminho para um futuro próspero.
Barb O’Brien, presidente e CEO da Dairy Management Inc., disse que vê o potencial do impacto econômico que os lácteos podem causar. “Isso levanta as comunidades”, disse ela. “Na verdade, hoje é um impacto de quase US$ 800 bilhões aqui nos EUA e uma fonte de 3,3 milhões de empregos.”
O’Brien disse que a força dos lácteos dos EUA está na diversidade, que fornece enorme flexibilidade para atender às necessidades do que sabemos ser um mundo cada vez mais complexo e incerto. Ela destacou três áreas em que os lácteos dos EUA estão focados.
- A fome é uma pandemia global. “A Covid expôs as rachaduras no sistema, em nossa cadeia de suprimentos e no sistema alimentar em geral. Cabe a nós, como setor global, formar novas parcerias e colaborações para ajudar a alcançar a segurança alimentar e nutricional para todas as crianças, para todas as famílias e para todos os países que não podem se sustentar.”
- Investimento contínuo em pesquisa para avançar as credenciais de saúde e bem-estar dos laticínios. “As pessoas estão olhando cada vez mais para a comida como remédio para soluções personalizadas para atender às suas necessidades individuais de saúde e estilo de vida. Precisamos garantir que os consumidores entendam todo o espectro de vários benefícios.”
- Sustentabilidade ambiental. “Esse trabalho exige parcerias mais profundas.”
Este ano, o IDF World Dairy Summit coincidiu com o 120º aniversário da IDF, que vem atuando como a voz da ciência e tecnologia do setor lácteo desde 1903.
Fonte: Daily Herd Management, via MilkPoint (editado)