Indústria de Laticínios e Prefeitura Municipal produziram o maior queijo Minas frescal do Brasil, pela décima terceira vez, no município de Curvelândia
A iguaria, de 2.315 Kg, foi apresentada durante a 13ª Festa do Queijo, entre 21 e 22 de outubro, realizada pela Prefeitura Municipal de Curvelândia (MT). Com recursos da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) do Mato Grosso, o queijo gigante foi produzido em parceria com o Laticínios Rovigo.
A produção foi coordenada pelo diretor industrial do Laticínios Rovigo, Antônio Bornelli Filho, sob a responsabilidade da técnica em laticínios Danusa Advincola Tavares, e elaborada pelo queijeiro José Edinaldo de Melo Oliveira e sua equipe, com apoio do mestre queijeiro José Costa, da empresa Fermentech do Estado de Rondônia.

De acordo com Bornelli Filho, foram necessários 14 mil litros de leite, fornecidos pelos patrocinadores, para fabricar o queijo. Segundo ele, 40 pessoas trabalharam na produção do queijo durante cinco horas, tendo em vista que a massa é fabricada em tanques mecânicos com capacidade para cinco mil litros cada, mas a colocação na forma é feita manualmente.
Depois desse processo, o queijo foi levado para um caminhão de refrigeração a 2°C para ser conservado para a distribuição até domingo à tarde. A previsão inicial do evento era produzir um queijo de 1.600 quilos. Mas a expectativa foi superada e o tamanho do queijo chegou a 1,80 metros de diâmetro por 83 centímetros de altura.
Conforme Bornelli Filho, 60 pessoas ajudaram na distribuição do queijo para 5.500 pessoas. Ao todo, duas horas e meia foram necessárias para o produto ser cortado em seis mil pedaços de 300 gramas cada.
A festa do queijo surgiu em 2002, após um protesto de produtores rurais realizado na BR-070, para reivindicar melhores preços do leite. Na época, houve uma queda expressiva no preço do produto. O evento foi criado há 12 anos para homenagear os produtores de leite que vivem na região. Na primeira edição, 60 quilos de queijo foram produzidos artesanalmente. No ano seguinte, a produção passou a ser feita em uma fábrica e o queijo chegou a 90 quilos. Na última edição da festa, que aconteceu em maio de 2012, um queijo de 1.507 quilos foi fabricado.